Carta de Plano de Saúde

Praia Grande, 01 de outubro de 2012.

Prezados Usuários,

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande rejeitou a proposta do plano de saúde Santa Casa de Santos de 22% de aumento no valor anual. Este percentual é muito alto para o bolso do trabalhador, por isso, o Sindicato não concordou e abriu negociações com a empresa para definir um índice menor, adequado ao orçamento familiar dos servidores municipais.

Todo plano de saúde, parte do princípio do cooperativismo, ou seja, certo número de pessoas está reunido, com o propósito de dar cobertura a sua própria saúde ou de seus dependentes. A soma dos valores tem que ser suficiente para cobrir os gastos com consultas e exames dos trabalhadores que aderiram ao plano. Porém, o uso excessivo para consultas, exames e tratamentos resulta em aumento dos custos para a operadora do plano de saúde e, conseqüentemente, em maior índice de reajuste das mensalidades para os trabalhadores.

Cabe destacar que os planos coletivos podem ter aumento quando acontecer mudança de faixa etária, de acordo com critérios definidos pela Agência Nacional de Saúde e, uma vez ao ano, por variação de custos, na data de aniversário do contrato. Nos planos coletivos, o índice de reajuste por variação de custos é definido conforme as normas contratuais livremente estabelecidas entre a operadora de planos de saúde e a empresa que contratou o plano. Esse reajuste deve ser comunicado à ANS pela empresa que vende o plano no máximo até 30 dias após sua aplicação.

O Sindicato orienta os trabalhadores que aderiram aos planos de saúde oferecido pela entidade, que evitem faltar às consultas e aos exames e utilizem os serviços oferecidos com bom senso, quando realmente for necessário. Dessa forma, será possível manter mensalidades baixas em comparação aos planos comercializados no mercado.

Givanildo Berto da Silva
Presidente do Sindicato