Uma história de lutas e conquistas

Estes são os termos que melhor definem a trajetória do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande desde a sua fundação, em 28 de novembro de 1988.

Nessa época, o prefeito preenchia grande parte dos cargos conforme seus interesses, nomeando e demitindo de acordo com as conveniências políticas do momento, independentemente dos atributos e qualidades dos nomeados para integrar a Administração Municipal. Os servidores tinham um piso salarial de meio salário mínimo e recebiam mais meio em forma de abono. Essa situação precisa ser lembrada, como forma de valorizarmos todas as conquistas que tivemos ao longo desses anos, até chegarmos a ser um dos sindicatos mais bem estruturados da região.

Foi um início extremamente difícil, marcado por perseguições, ameaças de transferências e demissões, instrumentos largamente utilizados pelos que detinham o poder, como forma de intimidar a organização dos trabalhadores municipais, na luta por seus direitos.

Até mesmo um sindicato fajuto, “fantasma”, foi criado para atrapalhar a consolidação de nossa entidade, que se fortalecia a cada dia.

A primeira sede do Sindicato no
2º andar deste prédio, numa sala de 25 m2

Os obstáculos e as dificuldades, entretanto, serviram de estímulo para a continuidade da luta, levada adiante com as armas legítimas e democráticas que a categoria dispunha: assembléias, manifestações, greves e ações judiciais abriram caminho para que, aos poucos, e com muita persistência e dedicação, nossa entidade fosse se estruturando e ganhando respeito junto às autoridades e aos contribuintes, pelo trabalho sério realizado e por sua contribuição para o desenvolvimento do jovem Município de Praia Grande.

As conquistas foram se sucedendo: plano de saúde, assistência odontológica e jurídica, sede própria, convênios, cesta básica, cursos de informática, capacitação e outros benefícios foram dando aos servidores melhores condições de trabalho, qualidade de vida e, o mais importante, dignidade e respeito.

A 2ª sede do sindicato instalada em aproximadamente 600 m2 na Vila Mirim

Hoje, os trabalhadores municipais dispõem de um sindicato totalmente estruturado, apto a oferecer a assistência a todos os seus filiados e familiares, que também somam um número cada vez maior, fortalecendo a representatividade da entidade e as reivindicações da categoria.

A sede atual do sindicato está instalada no Centro Comercial Beatrix Boulevard,
ocupando toda a extensão do 9º andar.

Aliás, estamos comemorando mais uma conquista, que é o lançamento deste site do Sindicato. Trata-se de mais um canal de comunicação entre o trabalhador e a entidade, através do qual esperamos estreitar ainda mais as relações com a categoria, já que permite a participação direta, com opiniões, sugestões, críticas e relatos que possam contribuir para o engrandecimento e a valorização do funcionalismo público municipal. Participe!

Av. Brasil, 600 - 9º andar - Boqueirão
Praia Grande/SP - CEP 11701-090